Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18274
Título: Educação ambiental: um relato de experiência no Centro Educacional Amália Teixeira de Carvalho, Guarabira-PB
Autor(es): Erivan Ginu, Clementino
Palavras-chave: Educação ambiental
Escola
Educandos
Data do documento: 2018
Resumo: Educação Ambiental-EA apresenta-se como o processo que busca desenvolver a sensibilização e conscientização dos indivíduos. Dessa forma, a pesquisa objetivou relatar a experiência da prática de EA no Centro Educacional Amália Teixeira de Carvalho no município de Guarabira - PB, descrever os saberes e práticas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no desenvolvimento da temática ambiental na sala de aula, apresentar como é trabalhado o tema da EA na escola, e identificar as metodologias empregadas no desenvolvimento do assunto. A pesquisa é de cunho qualitativa/descritivo, baseada em uma investigação direta no ambiente escolar tendo em vista, a leitura e compreensão dos significados que envolvem a prática da EA no ambiente escolar. Realizou-se a aplicação de questionários composto de questões abertas com os 05 professores da instituição de Ensino sobre a análise descrita pelos docentes quanto a aplicabilidade da E A na escola. Os projetos desenvolvidos na instituição alcançam os alunos, desde de 1º até 5º ano, além de envolvendo a comunidade escolar com os princípios de desenvolver desde criança a consciência cidadã em prol de preservar e utilizar os recursos naturais com consciência. A escola transformou-se com a EA, atualmente é à base dos projetos de cunho interdisciplinar e transversal, que fortalece os vínculos no ambiente escolar quebrando antigos conceitos. Conclui-se que as estratégias da EA foram importantes para promover a sensibilização e a construção do conhecimento dos educadores e alunos, possibilitando o debate da temática ambiental, mudanças de percepção e de atitudes e assim rompendo alguns paradigmas que norteiam a sociedade atual.
Descrição: CLEMENTINO, E. G. Educação ambiental: um relato de experiência no Centro Educacional Amália Teixeira de Carvalho, Guarabira-PB. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18274
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erivan Ginu Clementino.pdfPDF - Erivan Ginu Clementino3.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.