Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18277
Título: Reprodução de documentos: a relevância da preservação dos documentos físicos após a digitalização
Autor(es): Guedes, Erika Morgana de Sousa
Palavras-chave: Documentos físicos
Preservação de documentos
Digitalização de documentos
Reprodução de documentos
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho consiste em discutir a relevância da preservação dos documentos físicos após a digitalização, especificamente sobre documentos físicos após a digitalização no objeto de estudo mostra-se atuação do arquivista, através de conceitos sobre o profissional, documentação, preservação, interligando e percebendo habilidades, vantagens e desvantagens. Durante todo curso de Arquivologia é estudado a importância dos documentos produzido/recebido pelas instituições na Lei 8.159 no artigo 3 a questão da eliminação ou do recolhimento para guarda permanente. Problema visto, preservação dos documentos físicos. E nesta perspectiva, buscou-se responder a seguinte questão: Qual a importância da preservação dos documentos físicos após a digitalização? Diante da relevância levantada, foram traçados os objetivos da pesquisa, sendo o objetivo geral: Apresentar a relevância dos documentos físicos após a digitalização; e os objetivos específicos, que consistem em: Descrever os conceitos e definição/tipos acerca da reprodução de documentos; Apresentar questões relacionadas a preservação de documentos; Alertar sobre a importância do profissional arquivista para tal atividade. Metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Observando que arquivos e acervos públicos sinalizam patrimônio documental, a preservação dependerá principalmente da solução tecnológica adotada e dos custos que ela envolve. Com isso a preservação depende da qualificação profissional em todos os percursos, pois devem estar constantemente atentos às necessidades dos usuários e tomar decisões orientadas à garantia ao acesso dos conteúdos informacionais futuramente.
Descrição: GUEDES, E. M. de S. Reprodução de documentos: a relevância da preservação dos documentos físicos após a digitalização. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18277
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erika Morgana de Sousa Guedes.pdfErika Morgana de Sousa Guedes7.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.