Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18288
Título: Alternativas para a conservação de sementes de milho Criolo
Autor(es): LEAL, Márcia Paloma da Silva
Palavras-chave: Patógenos de armazenamento
Garrafa Pet
Controle alternativo
Luminosidade
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: A partir da demanda dos agricultores familiares quanto as formas de armazenamento que possibilitassem maior conservação das sementes no tempo o trabalho foi realizado. O objetivo foi avaliar a qualidade de sementes de milho crioulo armazenadas em garrafas tipo Pet com a adição ou não de pós vegetais; e também o efeito da coloração das garrafas tipo Pet e da luminosidade na qualidade das sementes. Foram coletadas sementes crioulas da var. Jaboatão na zona rural do município de Sebastião de Lagoa de Roça-PB de um agricultor experimentador. As sementes foram transportadas para o Laboratório de Microbiologia da UEPB. Três experimentos foram realizados, sendo (i) avaliação dos pós-vegetais (pimentado- reino, pimenta malagueta, casca de laranja, casca de cumaru e folhas de eucalipto na concentração de 1%) na viabilidade e sanidade de sementes, (ii) efeito de extratos vegetais sobre o desenvolvimento de patógenos de armazenamento do milho e (iii) efeito da coloração das garrafas Pet e do regime de luminosidade na viabilidade de milho crioulo armazenado. As sementes ficaram armazenadas no banco Mãe de Sementes (Lagoa Seca-PB) durante 12 meses onde a cada quatro meses foram realizadas coletas para a avaliação da qualidade das sementes. Casca de cumaru promove a germinação de sementes crioulas de milho se tratadas antes do armazenamento. Incidiram sobre as sementes de milho os fungos Fusarium sp., Penicillium sp. e Aspergillus sp. O tratamento das sementes com os pós de casca-de-cumaru e casca-de-laranja aumentaram a presença de fungos nas sementes. Sementes crioulas de milho var. Jaboatão tiveram o mesmo teor de umidade após armazenamento por quatro meses, independentemente da aplicação dos pós vegetais. Extrato vegetal de pimenta-do-reino a 2,5% é fungitóxico a Fusarium sp., Penicillium sp., e Aspergillus sp. O armazenamento de sementes em garradas Pet verdes no claro diminui a germinação das sementes. Após um ano de armazenamento conclui-se que o armazenamento de sementes em garrafas Pet no escuro conserva a viabilidade das sementes e que a adição de pós vegetais não influencia a sua germinação
Descrição: LEAL, M. P. da S. Alternativas para a conservação de sementes de milho Criolo. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18288
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Márcia Paloma da Silva Leal_protected.pdfPDF - Márcia Paloma da Silva Leal. pdf547.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.