Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18336
Título: Análise cientométrica das pesquisas em controle gerencial publicadas em periódicos e congressos nacionais no período de 2009 a 2018
Autor(es): Freire, Cleidyane Sabino
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Produção científica (Contabilidade Gerencial)
Pesquisa científica em contabilidade
Teoria das organizações
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: No campo da contabilidade gerencial, a ênfase tem sido maior pelo fato do paradigma econômico considerado como perspectiva tradicional não ser mais capaz de fornecer elementos necessários e consistentes para explicar os fenômenos contábeis estudados nesta área da contabilidade. Até os anos 80, a pesquisa contábil era dominada pela análise econômica, mas atualmente, um importante grupo de pesquisadores considera a contabilidade gerencial como ciência social e isso decorrem de uma passagem da visão econômica para perspectivas baseadas no aspecto social (BARRACHINA et al., 1999). O objetivo do artigo consistiu em identificar o perfil das abordagens epistemológicas e metodológicas da pesquisa em contabilidade gerencial desenvolvida a partir de perspectivas e paradigmas sociológicos e organizacionais. A amostra caracterizou-se como não probabilística e foi extraída em ANAIS DE CONGRESSOS e PERIÓDICOS no período de 2009 a 2018. Foi consultado um total de 838 artigos publicados, neste período, sendo 210 artigos em anais de congressos e 628 artigos em periódicos. Foram identificados 43 artigos, sendo 20 publicados em anais de congressos e 23 em revistas, com objetivo de estudar fenômenos ligados ao controle e contabilidade gerencial usando como pano fundo as teorias organizacionais. Os artigos foram classificados quanto à abordagem paradigmática e metodológica como também quanto à distribuição das teorias e dos tópicos abordados nos artigos para apresentar as principais implicações envolvidas no processo de produção de conhecimento com a utilização das teorias organizacionais em controle gerencial. A coleta de dados foi realizada nos sites dos dois eventos: www.congressousp.fea.usp.br e www.anpcont.com.br e nos das revistas: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade; Revista de Administração de Empresas; Revista de Administração Contemporânea; Revista de Contabilidade e Finanças da USP; Revista Contabilidade Vista e Revista e Revista de Contabilidade e Organizações. A análise dos dados foi realizada com o auxilio da técnica de estatística descritiva usando freqüências absoluta e relativa buscando identificar o perfil das abordagens metodológicas e epistemológicas dos artigos analisados. Após a analise e discussão dos resultados, concluímos que o objetivo da pesquisa foi alcançado, pois conseguirmos evidenciar que o perfil epistemológico e metodológico das pesquisas em contabilidade gerencial.
Descrição: FREIRE, C. S. Análise cientométrica das pesquisas em controle gerencial publicadas em periódicos e congressos nacionais no período de 2009 a 2018. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18336
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleidyane Sabino Freire.pdfPDF - Cleidyane Sabino Freire602.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.