Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18342
Título: Micetomas no complexo estomatognático: uma revisão integrativa de literatura
Autor(es): Freitas, Cícero Kennedy de
Palavras-chave: Micetoma
Eumicetoma
Actinomicetoma
Complexo estomatognático.
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Os micetomas constituem processos inflamatórios granulomatosos crônicos da pele e tecidos subcutâneos, podendo comprometer ossos, associados a agentes eumicóticos (fungos) ou actinomicóticos de origem exógena que raramente podem comprometer os tecidos do complexo estomatognático. O objetivo deste trabalho foi apresentar, através de uma revisão integrativa da literatura, o perfil epidemiológico de pacientes com micetomas no complexo estomatognático, agentes etiológicos, localizações topográficas mais frequentes, características clínicas e manejo das lesões. Foi realizada uma pesquisa na base de dado MEDLINE, utilizando os seguintes critérios: artigos publicados na íntegra, no período de 2000 a 2017, em inglês, português ou espanhol, case report, classical articles e reviews sobre o tema, utilizando os seguintes descritores: Mycetoma, Actinomycetoma, Eumicetoma, Oral cavity, maxilares, mandíbula, maxila, e seus mesh terms. Resultados: Foram incluídos um total de 15 artigos sobre micetomas comprometendo tecidos do complexo estomatognático, dos quais 7 artigos foram de relato de casos, 4 de pesquisa e 4 de revisão de literatura, perfazendo um total de 212 pacientes com micetomas no complexo estomatognático, com predominância do seio maxilar. Pacientes entre a segunda e terceira décadas de vida foram mais acometidos. Conclui-se que, mesmo sendo de ocorrência rara na região de cabeça e pescoço os micetomas precisam ser incluídos no diagnostico diferencial quando houver suspeita de ocorrência de tumores no complexo estomatognatico. O perfil de ocorrência de micetomas no complexo estomatognático caracteriza-se por predominar no sexo feminino, na terceira década de vida e principalmente no seio maxilar, sugerindo-se a possível associação desses casos a complicações de tratamentos endodônticos, destacando a importância de profissionais da odontologia na ocorrência, diagnóstico e manejo de lesões de micetomas no complexo estomatognático.
Descrição: FREITAS, Cícero Kennedy de. Micetomas no complexo estomatognático: uma revisão integrativa de literatura. 2017. 29f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18342
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Cícero Kenndy de Freitas.pdf5.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.