Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1838
Título: O papel do rádio como meio de educomunicação: um olhar sobre a prática das oficinas de rádio escola
Autor(es): Nascimento, Pollianny Alves do
Palavras-chave: Rádio
Educomunicação
Rádio Escola
Data do documento: 10-Set-2013
Resumo: Baseados nos estudos e conceitos que tratam da interrelação Educação e Comunicação, o presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento do projeto Rádio Escola como uma prática Educomunicativa. O intuito é compreender como o rádio inserido na escola propicia a interação entre os sujeitos envolvidos, bem como no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Através do acompanhamento e observação da aplicação de oficinas de Rádio Escola desenvolvida pelo Programa Mais Educação do Governo Federal, a pesquisa empírica teve como lócus a Escola Municipal Padre Antonino, localizada no bairro do Bodoncongó, no município de Campina Grande-PB. Sendo assim, a pesquisa teve como referencial teórico contribuições dos autores Soares (2011), Baltar (2009), Consani (2007), Mcleich (1999), Assumpção (2009). Foram realizados o acompanhamento de dois encontros. No primeiro momento adotamos uma pesquisa observatória. No segundo encontro, como recurso metodológico foi aplicado um questionário semi-aberto com 12 alunos (9 a 14 anos) da oficina de rádio e a aplicação de entrevistas estruturadas com o monitor das oficinas de rádio, coordenador do projeto na escola e gestor da escola. Os resultados obtidos através da análise do questionário revelam que o rádio inserido na escola estimulou a prática e produção de textos orais e escritos com mais frequência, com índice de 67%. As oficinas de rádio escola promoveram a interação, o diálogo, a troca de conhecimentos entre os sujeitos que compõem a comunidade escolar, sendo um meio eficaz de expressão e de produção da cultura das crianças e adolescentes envolvidos no projeto. A pesquisa aponta deste modo, o rádio como prática educomunicativa eficaz, na medida em que propiciou, assim, o espaço para os alunos desenvolverem habilidades e se tornarem agentes, protagonistas das informações conforme a realidade que estão inseridos. Não se limitou apenas a promover a informação na escola, extrapolou a perspectiva instrumental dos recursos tecnológicos, construindo espaços comunicativos abertos e dialógicos.
Descrição: NASCIMENTO, P. A. do. O papel do rádio como meio de educomunicação: um olhar sobre a prática das oficinas de rádio escola. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1838
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pollianny Alves do Nascimento.pdfPollianny Alves do Nascimento745.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.