Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18405
Título: A contabilidade na assistência à controladoria na tomada de decisão
Autor(es): Silva Júnior, Heleno Estrela da
Palavras-chave: Contablidade
Controller
Tomada de decisão
Controle financeiro
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Atualmente, nas empresas, prevalece a entidade que conseguir auferir a informação mais precisa e que deter profissionais capacitados para elucidar de forma que o método para a tomada de decisão dos gestores possa se tornar cada vez mais prática. Para tanto, os administradores necessitam de profissionais que possuam capacidade e instrumentos que sejam capazes de fornecer tais informações. Tais aptidões produziram ao longo do tempo dois profissionais capazes de originá-las, sendo eles, o controller e o contador, onde o primeiro ganhou relevância quando o segundo falhou no desempenho de suas atividades, mas mostrando que ainda pode ser de grande valia quando o assunto é informação. O objetivo geral desse estudo é mostrar como a contabilidade pode dar assistência à controladoria no processo decisório. Nos objetivos específicos, conceitua-se contabilidade, controladoria, tomada de decisão e informação contábil, além de apontar particularidades entre contador e controller. Identificar quais instrumentos contábeis dão assistência ao processo decisório. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e explicativo. Através desse estudo foi possível constatar resultados que há presença de características em comum com relação aos profissionais das duas áreas e que a contabilidade pode dar assistência à controladoria e a qualquer outro órgão no processo de tomada de decisão empresarial.
Descrição: SILVA JÚNIOR, H. E. da. A contabilidade na assistência à controladoria na tomada de decisão. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18405
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heleno Estrela da SIlva Junior.pdf5.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.