Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18441
Título: Percepção de discentes do ensino superior em relação à educação humanitária e bem estar de animais de companhia
Autor(es): Santos, Juliana Diniz
Palavras-chave: Bem-estar animal
Centros universitários
Educação ambiental
Educação humanitária
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: Os animais de companhia fazem parte da família e ao longo da evolução eles a cada dia se tornam mais especiais para a vida de seus protetores por propiciarem uma elevada satisfação emocional e companheirismo. Porém, é visto que muitos animais ainda são abandonados e mau tratados devido a falta de conhecimento sobre questões como a guarda responsável e bem-estar animal, o que gera uma superpopulação de animais doentes e do aumento de maus- tratos em centros urbanos e em locais públicos. Diante dessa temática, o objetivo deste trabalho foi entender a concepção dos estudantes de uma universidade pública, sobre temas relacionados aos animais domésticos, como: bem-estar animal, guarda responsável, e educação humanitária. A pesquisa foi realizada no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande - PB com 233 discentes de cursos pertencentes à áreas técnicas e exatas do CCT (Centro de Ciências e Tecnologia), bem como, com discentes do Curso de Ciências Biológicas do CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde). Para a realização da pesquisa foi elaborado e aplicado um questionário Semi-estruturado com perguntas quali e quantitativas sobre o referido tema. Os resultados demonstraram um conhecimento debilitado dos alunos referente a questões como bem-estar animal, guarda responsável e educação humanitária, o que pode influenciar negativamente o controle da superpopulação, maus-tratos e abandono dos animais no Campus. Pelos resultados observa-se também que mesmo o curso de Ciências Biológicas, que apresenta estreita relação com o estudo dos animais carece de informações precisas sobre a temática; pois os temas relacionados aos animais de companhia, bem como seus desdobramentos, não tem sido tratados com o devido apelo e atenção nas disciplinas do curso. Outro resultado relevante é a percepção por parte dos entrevistados da responsabilidade da administração da Universidade que tem conhecimento dos problemas sobre a questão de abandono e maus tratso dos animais e que há tanto tempo nada para melhorar a situação foi feito, seguida pela comunidade nos cuidados dos animais do Campus. Acredita-se que pesquisas assim, envolvolvam mais a comunidade acadêmica, e o componente de Educação Humanitátia seja implantado como na grade curricular com o obrigatória, principalmente do curso de Ciências Biológicas que lidam diretamente com estudos dos seres vivos, educação continuada associada a projetos de castração controlem a superpopulação, os maus-tratos e o abandono de animais nas instituições públicas de ensino.
Descrição: SANTOS, J. D. Percepção de discentes do ensino superior em relação à educação humanitária e bem estar de animais de companhia. 2018. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18441
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Diniz Santos.pdfPDF - Juliana Diniz Santos28.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.