Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Negreiros, Nayra Rayonara de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-13T11:24:25Z | - |
dc.date.available | 2019-03-13T11:24:25Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18456 | - |
dc.description | NEGREIROS, N. R. de S. A geografia escolar no ensino fundamental: discussões a partir do estágio supervisionado. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino na forma de instrução auxilia na aprendizagem, que faz manifestar as habilidades e competências do aluno e, consequentemente aperfeiçoá-las. Portanto, pensando na formação do aluno a Geografia escolar apresenta sua contribuição, a qual trabalha na perspectiva de que o indivíduo se perceba nas ações transformadoras do meio, tendo a desenvoltura de refletir, opinar, e dessa forma interagir na realidade da sua comunidade. O presente artigo aborda o ensino de Geografia na Escola Estadual Antônio Pinheiro Bezerril – na cidade de Lagoa D’anta/RN, onde foi vivenciado o estágio supervisionado. Como embasamento teórico foram utilizados os autores: Callai, (1999), Carlos, (2004), Kaercher, (2007), Pontuschka, (2007), Oliveira (2006), Souza (2002), entre outros, que nos oferecem subsídios teóricos dentro da temática. A princípio foi realizado um breve histórico da Geografia enquanto ciência e sua institucionalização no contexto escolar, destacando a inserção da mesma no ensino obrigatório e suas trajetórias no Brasil, no intuito do despertar para um repensar na disciplina Geografia no Ensino Fundamental e contribuindo verdadeiramente para a construção da cidadania dos alunos, visando sua ativa participação na sociedade. Também no decorrer do trabalho notou-se que no ensino da Geografia os indivíduos que ali estão vem trazendo para sala de aula sua vivencia de vida e não são apenas receptores de conteúdos. Ao término da pesquisa, percebeu-se que existem inúmeros de recursos para serem utilizados no ensino de Geografia, para que as aulas venham ser proveitosas e abram novos horizontes para os educando e professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Michele Kely Moraes Santos Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.title | A geografia escolar no ensino fundamental: discussões a partir do estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Nayra Rayonara de Souza Negreiros.pdf | PDF - Nayra Rayonara de Souza Negreiros | 3.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.