Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18461
Título: Uso das tecnologias de informação (TIC) na educação infantil: um olhar sobre a realidade de uma escola pública do Brejo Paraibano...
Autor(es): Pereira, Maria Aparecida Silvino
Palavras-chave: TIC
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2018
Resumo: As tecnologias, estão presente em toda parte e vem estabelecendo um elo com as atividades educativas, como meio para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem na relação professor-aluno-conhecimento. O presente estudo tem como objetivo geral analisar as condições e contribuições das tecnologias para o processo de ensino aprendizagem dos alunos da educação infantil. Para consecução desse objetivo iremos apresentar a infraestrutura tecnológica que dar suporte a escola investigada; refletir sobre os problemas encontrados para implementação das tecnologias no processo pedagógico e identificar recursos e apontar possibilidade para sua implementação na pratica pedagógica dos professores da educação infantil. O aporte teórico concentra-se, sobretudo nas reflexões de Kenski (2007), Moran et, al (2006), Lévy (1993), dentre outros. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, realizados através de Estudo de Caso junto as turmas do Pré I e II de uma escola municipal do Brejo Paraibano. Os resultados indicam que, mediante as resposta dadas pelas professoras, os recursos tecnológicos vem sendo utilizado pela educação infantil, mas vale ressaltar que são poucos os recursos ofertado pela escola, dando prioridade para as crianças do mais educação. Com o estudo compreendeu-se que à partir desta pesquisa, observa-se que as professoras ainda estão em processo de aprendizagem em relação ao uso tecnológico, tem o conhecimento, mas não suficiente para usufruir desta ferramentas pedagógicas. O professor precisa se organizar, descobrir formas adequada para consecução de métodos para estar modalidade de ensino. Não basta apenas conhecer as ferramentas pedagógicas mais sim, tem que ter o conhecimento, tem que estar preparado para essas mudanças tecnológicas.
Descrição: PEREIRA, M. A. S. Uso das tecnologias de informação (TIC) na educação infantil: um olhar sobre a realidade de uma escola pública do Brejo Paraibano... 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18461
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Silvino Pereira.pdfPDF - Maria Aparecida Silvino Pereira5.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.