Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18471
Título: Uma escuridão bonita: memória e identidade em ONDJAKI
Autor(es): Pereira, Valnize da Silva
Palavras-chave: Memória
Identidade
Literatura angolana
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho apresenta como objetivo geral, analisar as construções simbólicas a partir de recursos como a sinestesia, bem como, o recurso ilustrativo utilizado na produção estética do romance infanto-juvenil Uma Escuridão Bonita (2013), de Ondjaki, de forma a apresentar uma junção complementar entre leitura verbal e não-verbal no processo de liberdade interpretativa propostos na obra em seus silêncios. Tem como cenário Angola, mas precisamente Luanda, onde a narrativa se passa, trazendo evidências das mazelas e dos processos de luta e reconstrução de uma nova identidade através dos traços implícitos de memória. Tem a contribuição de alguns estudiosos, em especial de Rita Chaves (1999; 2005), Tânia Macêdo (2007), Thomas Bonnici (2009) e Maurice Halbwachs (1990), com o objetivo de enfatizar o poder da Literatura como fonte de memória, de expressão, registro e referência na consolidação de identidade(s). Sobretudo, contribuir com as literaturas africanas, que nesta obra é projetada pela reconstrução memorialista que nos leva a entender as relações estruturais que estão intrinsicamente e simbioticamente relacionadas.
Descrição: PEREIRA, V. da S. Uma escuridão bonita: memória e identidade em ONDJAKI. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18471
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valnize da Silva Pereira.pdfPDF - Valnize da Silva Pereira4.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.