Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18479
Título: Dança na escola como resgate dos festejos juninos: um relato de experiência
Autor(es): Silva, Edivaldo Alves da
Palavras-chave: Educação física
Cultura
Danças juninas
Data do documento: 2018
Resumo: A diversificação das práticas corporais presentes na Educação Física Escolar são importantíssimas, pois favorecem aos escolares maiores conhecimentos de seus corpos, ampliando as habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motoras, além de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando um cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. Nesse contexto, a dança nas aulas de Educação Física atende às demandas de resgate cultural e promotora de uma vida social integrada e saudável. Diante do que foi exposto, o objetivo que almejamos a partir deste estudo foi verificar a importância da dança no resgate dos festejos juninos, a partir de uma experiência de Estágio do Curso de Licenciatura em Educação Física. Para tanto foi realizado um estudo em uma escola pública no qual foi desenvolvido a elaboração de uma quadrilha junina por meio do trabalho com a expressão corporal e resgate cultural no mês de junho de 2017. Os principais resultados demonstraram que a dança em seu contexto educativo e social no espaço escolar foi uma importante oportunidade de mostrar que a Educação Física pode trabalhar com uma multiplicidade de atividades no contexto escolar. A partir do que foi vivenciado no estágio é possível concluir que sua vivência representa uma etapa indispensável para a consolidação da prática docente, resultando em fonte de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
Descrição: SILVA, E. A. da. Dança na escola como resgate dos festejos juninos: um relato de experiência. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18479
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edivaldo Alves da Silva.pdfPDF - Edivaldo Alves da Silva6.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.