Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18490
Título: Idas e vindas de Pedro Bala em Capitães da Areia
Autor(es): Joventino, Luciélio Maciel
Palavras-chave: Literatura brasileira
Jorge Amado
Pedro Bala
Capitães de Areia
Data do documento: 2018
Resumo: O presente estudo analisa o romance Capitães da Areia, do autor Jorge Amado, e tem como objetivo principal refletir acerca do personagem Pedro Bala, que se insere em contextos sociais de meninos abandonados, da descriminação social, da indiferença e também da violência descontrolada da sociedade, que exclui. Diante disso, analisamos alguns realces físico e psicológico do personagem principal, representado pelo autor no plano de uma ficção verossímil. Tais questões serão articuladas, metodologicamente, entre a leitura crítico-interpretativa da obra literária com os textos teórico-críticos de Candido (1995), Brait (1990), Todorov (2008), entre outros. Nessa perspectiva, buscamos acrescentar às discussões acadêmicas nossa interpretação do personagem que transita entre os mundos criados por Jorge Amado.
Descrição: JOVENTINO, L. M. Idas e vindas de Pedro Bala em Capitães da Areia. 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18490
Aparece nas coleções:45 - TCC
45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciélio Maciel Joventino.pdfPDF - Luciélio Maciel Joventino1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.