Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18492
Título: Práticas metodológicas de ensino da Educação de Jovens e Adultos: um olhar na perspectiva do estágio supervisionado de Língua Portuguesa
Autor(es): Araújo, Raimundo de
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Estágio supervisionado
Metodologia de ensino
Data do documento: 2018
Resumo: Levando em consideração que existe uma diferença entre o ensino regular e o ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), este artigo objetivou trazer algumas reflexões sobre o Ensino de Língua Portuguesa, na EJA, a partir das práticas metodológicas como o dialogismo e o pragmatismo de professores e estagiários, durante a realização do Estágio Supervisionado de Letras. O referencial teórico se deu a partir das contribuições de Paiva (1973), Santos (2003) e Arbache (2001), Pimenta (2011), Nóvoa e outros. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Concluiu-se que as práticas metodológicas utilizadas durante o período de Estágio Supervisionado, na EJA, tanto de professores, quanto do estagiário, se aproximam em alguns momentos, daquilo que se espera de um profissional voltado para EJA. Há, no entanto, esforço por parte desses profissionais oriundos de outra modalidade de ensino, exercendo o ofício de professor, na Educação de Jovens e Adultos.
Descrição: ARAÚJO, R. de. Práticas metodológicas de ensino da Educação de Jovens e Adultos: um olhar na perspectiva do estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18492
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raimundo de Araújo.pdfPDF - Raimundo de Araújo3.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.