Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18498
Título: Desenvolvimento de uma ontologia para rastreamento de atividades em sistemas assistidos na universaal
Autor(es): Medeiros, Jefferson Sampaio de
Palavras-chave: Internet das coisas
Atividade física
Interoperabilidade
Gerenciamento de informação
Data do documento: 22-Nov-2018
Resumo: Com o grande crescimento da Internet das Coisas cresceu também a variedade de plataformas que podem ser utilizadas nesta área do conhecimento, sendo uma delas a universAAL que propõe a criação de Ambientes de Vida Assistida e utiliza de ontologias como forma de representar o conhecimento. Esta foi a plataforma IoT escolhida dentro do projeto OCARIoT no qual o NUTES está participando, e que tem basicamente o objetivo de lutar contra a obesidade infantil, realizando o monitoramento de atividades físicas realizadas por crianças através de smartwatches. O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de uma ontologia que modele um conjunto de atividades que possa ser utilizado para representar o conhecimento em futuros módulos deste projeto. A metodologia utilizada no desenvolvimento em questão incluiu o uso do processo SCRUM, com alguns elementos não inclusos, mas contendo os principais aspectos como a ocorrência de reuniões com alguma frequência, seja com a equipe completa ou apenas com as pessoas envolvidas no desenvolvimento deste módulo, e foi utilizada a ferramenta de desenvolvimento universAAL Studio, um plug-in integrado ao Eclipse. Foram desenvolvidas algumas versões desta ontologia de atividades, chamada de Activity, onde uma destas versões foi utilizada em um sistema de aquisição de dados que tinha como objetivo principal validar uma arquitetura de microserviços, e alguns elementos desta arquitetura, como o uso do smartwatch Fitbit, da plataforma universAAL, entre outros. Os resultados obtidos com isto foram satisfatórios, visto que o modelo de dados criado pôde ser utilizado com sucesso no sistema que, por sua vez, também conseguiu ter seu objetivo alcançado. Durante este processo foram descobertos alguns pontos de melhoria na modelagem da ontologia, que poderiam simplificar o projeto e atender de forma ainda melhor as necessidades do sistema já estabelecido. Algumas modificações já foram realizadas e algumas são indicadas como trabalhos futuros.
Descrição: MEDEIROS, J. S. de. Desenvolvimento de uma ontologia para rastreamento de atividades em sistemas assistidos na universaal. 2018. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18498
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Sampaio de Medeiros.pdfPDF - Jefferson Sampaio de Medeiros21.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.