Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18504
Título: Níveis de saturação de oxigênio em praticantes de atividade física
Autor(es): Correia Júnior, Alexandre Magno
Palavras-chave: Atividade física
Oxigenação
Saturação de oxigênio
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: A principal função do sistema respiratório e do sistema cardiovascular é captar o oxigênio e transporta–lo até os tecidos afim de nutri–los. Assim, após a captação do O2 pelo pulmão, por meio da ventilação e da difusão, o oxigênio chega ao sangue e se combina com a hemoglobina (Hb), que é transportada pelos eritrócitos. A porcentagem da combinação do O2 com Hb, com relação á quantidade total de Hb no sangue, são denominadas de saturação de oxigênio (SaO2). Atualmente, é consenso nos profissionais da saúde que esta é uma variável da saúde importante de ser controlada e medida periodicamente durante a prática de exercício físico. É preciso saber o comportamento dos níveis de oxigênio no sangue durante o exercício físico, pois quando os resultados são baixos as células do corpo podem ter dificuldade de trabalhar adequadamente. Neste trabalho, abordaremos o processo de oxigenação sanguínea, e de saturação de oxigênio durante a atividade física através de uma revisão literária, buscando observar as alterações da saturação de oxigênio durante a atividade física, principalmente quando existe a existência de uma doença pulmonar.
Descrição: CORREIA JÚNIOR, A. M. Níveis de saturação de oxigênio em praticantes de atividade física. 2018. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18504
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre Magno Correia Júnior.pdfPDF - Alexandre Magno Correia Júnior8.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.