Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18530
Título: Eficácia da natação para a regeneração do nervo isquiático após lesão parcial compressiva
Autor(es): Moraes, Alexa Alves de
Palavras-chave: Natação
Esporte aquático
Fisioterapia muscular
Regeneração nervosa
Data do documento: 22-Nov-2018
Resumo: Objetivo: O presente estudo objetiva investigar as alterações morfológicas decorrentes da lesão parcial compressiva do nervo isquiático (LNI) e a eficácia do treino de natação de intensidade moderada enquanto estratégia terapêutica para a regeneração nervosa. Materiais e métodos: Trinta camundongos machos foram igualmente divididos em grupos controle, 14 dias após LNI (LNI14d), 42 dias após LNI (LNI42d), 70 dias após LNI (LNI70d) e grupo submetido ao treino de natação durante 35 dias, iniciado 7 dias após a LNI (LNIT). Os treinos de natação englobaram, inicialmente, sessões de 10 minutos nos primeiros 3 dias, sendo que o tempo de treinamento foi gradualmente aumentado até que os animais nadassem durante 50 minutos em cada sessão. Foi realizada análise morfoquantitativ a para avaliar a regeneração nervosa em cada grupo. Resultados: O grupo LNI14d apresentou sinais de degeneração menos evidentes que o grupo LNI42d, no qual as maiores alterações pós-lesão foram visualizadas, além de a área e diâmetro mínimo do nervo isquiá tico terem se apresentado significativamente menores (p<0,05) em relação ao grupo controle. Ambos os grupos LNI70d e LNIT apresentaram sinais de regeneração de fibras nervosas, todavia, apenas o grupo LNIT atingiu os valores do grupo controle na análise morfométrica. Conclusão: A LNI promove consideráveis alterações histopatológicas, que são mais visíveis aos 42 dias pós-lesão. Embora haja uma tendência natural à neurorregeneração, o treino de natação de intensidade moderada mostrou-se um recurso terapêutico eficaz para a neurorregeneração, acelerando este processo sob a perspectiva morfoquantitativa.
Descrição: MORAES, A. A. de. Eficácia da natação para a regeneração do nervo isquiático após lesão parcial compressiva. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18530
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexa Alves de Moraes.pdfPDF - Alexa Alves de Moraes24.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.