Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18531
Título: Avaliação da usabilidade do sistema de pagamento do Ministério da Educação e Cultura do Timor Leste
Autor(es): Tilman, Luis Joni da Costa
Palavras-chave: Acesso à informação
Sistema de informação
Avaliação heurística
Usabilidade da informação
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: O avanço da tecnologia da informação vem propiciando que a gestão da coisa pública seja feita de forma a gerar resultados mais eficientes. A chamada rede mundial de computadores possibilita uma expansão do processo de comunicação, ao passo que aproxima os usuários independentemente de sua localização geográfica, possibilita à troca de informações beneficiando a gestão de empresas, organizações e, até mesmo de um Estado Nacional. Diante deste, o governo do Timor Leste vem utilizando a tecnologia de informação para a administração de seus recursos financeiros destinados para a educação. Através do website (Censurado), o Ministério da Educação e Cultura (MEC) gerencia desde a solicitação de verbas; fornece informações sobre transações financeiras; fornece informações fazendárias e possibilita o controle da destinação e aplicação de recursos desta secretária. Objetivo geral deste trabalho é avaliar a usabilidade, a produtividade, a eficiência e a qualidade do website do sistema de pagamento do ministério de Finanças que ofereceram os serviços ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) que dificultam o acesso dos funcionários principalmente à tesoureira nos quais as dificuldades e obstáculos no design dos serviços encontrado pelos usuários da página de gestão financeira do MEC do Timor Leste. Para tanto, parte-se do pressuposto de que a falta de um manual prejudica a compreensão sobre a real funcionalidade do site. Ademais, vários recursos disponibilizados através de ícones não funcionam. Esta pesquisa se classifica como uma pesquisa de campo do tipo qualitativa e quantitativa cujos dados foram obtidos através do método de aplicação de questionários aos usuários do site e, consequentemente, a análise dos resultados encontrados. Assim, diante da importância da eficiente funcionalidade do site para gestão do erário público timorense, é que esse estudo se faz justificável.
Descrição: TILMAN, L. J. da C. Avaliação da usabilidade do sistema de pagamento do Ministério da Educação e Cultura do Timor Leste. 2018. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18531
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luis Joni da Costa Tilman.pdfPDF - Luis Joni da Costa Tilman26.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.