Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18537
Título: Efeito do tratamento de disfunção temporomandibular em pacientes com cefaleia tipo migrânea crônica associada por terapia manual: Revisão integrativa
Autor(es): Lopes, Taynah Tamara de Sousa
Palavras-chave: Migrânea Crônica
Disfunção temporomandibular
Terapia manual
Cefaleia
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: Introdução: A associação entre DTM e a cefaleia já foi bem descrita na literatura, a qual sugere que ambas as condições são influenciadas por fatores predisponentes semelhantes ou que compartilham mecanismos periféricos e/ou centrais comuns. Objetivo: O estudo tem o objetivo de demonstrar através de uma revisão bibliográfica os efeitos obtidos em pacientes com DTM e migrânea crônica associada por meio de alguns tipos de terapias manuais. Referencial Teórico: A migrânea é uma cefaleia primária com crises de 4 a 72 horas, que apresenta dor pulsátil unilateral com intensidade moderada a grave, agravada pela atividade física de rotina e associada a sintomas como náuseas, fotofobia e/ou fonofobia. A disfunção temporomandibular (DTM) é uma desordem das articulações temporomandibulares (ATM) e/ou músculos mastigatórios e estruturas associadas, podendo apresentar sinais e sintomas como dor na região pré-auricular, dor na ATM e estruturas associadas, movimento mandibular restrito e/ou desviado e crepitação da ATM. Metodologia: O presente estudo configura-se como uma revisão, utilizando-se aas seguintes bases de dados: MEDLINE, LILACS, Pubmed, ScienceDirect, Cochrane, PEDro e Scielo. Foram selecionados artigos publicados nos últimos dez anos, utilizando os seguintes descritores: Migraine Disorders, Temporomandibular Joint Disorders e Temporomandibular Joint Dysfunction Syndrome. De 484 estudos encontrados, foram selecionados para análise apenas 2 estudos. Discussão e Conclusão: A terapia manual se mostrou efetiva para as patologias associadas.
Descrição: LOPES, T. T. de S. Efeito do tratamento de disfunção temporomandibular em pacientes com cefaleia tipo migrânea crônica associada por terapia manual: Revisão integrativa. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18537
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taynah Tamara de Sousa Lopes.pdfPDF - Taynah Tamara de Sousa Lopes12.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.