Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18556
Título: Ensino de futebol na iniciação esportiva: Um relato de experiência na Escola de Futebol Oficial do Flamengo em Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, Fabrício Tavares da
Palavras-chave: Esporte
Futsal
Iniciação esportiva
Crianças
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar o relato de experiência com o ensino do futebol durante o processo de iniciação esportiva, para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos em uma escolinha na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. Como metodologia de trabalho para o ensino dos fundamentos técnicos e táticos do futebol, de acordo com os objetivos traçados para as aulas, como também respeitando os princípios educacionais e formadores da instituição, decidiu-se programar as atividades a partir de duas abordagens metodológicas: o método recreativo e o método situacional. Muitos autores descrevem os diversos benefícios que a prática sistemática do futebol podem proporcionar às crianças e adolescentes praticantes. No decorrer das aulas, além dos benefícios de ordem motora e esportiva específica relacionadas diretamente com a prática da modalidade, foi observado também uma melhora significativa em aspectos de ordem emocional, social e cognitiva. Atualmente, é perceptível que os jovens esportistas cada vez mais cedo têm sido tratados como pequenos adultos, submetidos a darem respostas a situações às quais tanto na parte física como na psicológica ainda não possuem a estrutura e formação necessárias para dar conta de tanta exigência. Neste sentido, para evitar frustrações e decepções no esporte, o treinamento desportivo em qualquer modalidade, deve se valer de uma pedagogia que contemple inicialmente e primordialmente os desejos do individuo participante, privilegiando sua formação de maneira integral, fazendo deste a figura principal no processo ensino-aprendizagem. A experiência de poder conviver diariamente e com intensidade com crianças e adolescentes de idades variadas e classes sociais distintas, além da convivência com os pais me fazem perceber a importância e influência da nossa profissão no desenvolvimento e comportamento da sociedade em geral. A oportunidade de trabalhar na entidade contribuiu de forma significativa na minha formação profissional e pessoal. Assim, considero a experiência como uma oportunidade ímpar de aprendizado para todos envolvidos no processo.
Descrição: SILVA, F. T. da. Ensino de futebol na iniciação esportiva: Um relato de experiência na Escola de Futebol Oficial do Flamengo em Campina Grande – PB. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18556
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabrício Tavares da Silva.pdfPDF - Fabrício Tavares da Silva10.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.