Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18557
Título: O profissional de Educação Física no NASF: Um relato de experiência
Autor(es): Santos, Allan Derkian Borges
Palavras-chave: Atividade física
Idosos
Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: O presente relato aborda a experiência vivenciada pelo Profissional de Educação Física Junto a Secretaria de Saúde da Cidade de Matinhas através do programa NASF. O envelhecimento dentro do município ainda é visto de maneira curativa e não tanto preventiva do ponto de vista dos idosos, pois pelo fato dos mesmos não ter acesso à informação por mais que hoje seja fácil, encontra dificuldade de dar apoio a toda essa população, pois hoje temos em média mais de 500 idosos no município e como muitos moram em sítios fica mais difícil e por isso essa população é bastante sedentária. Na perspectiva de ampliar a capacidade de resposta à maior parte dos problemas de saúde da população na atenção básica, o Ministério da Saúde , criou o NASF, em 2008. As áreas que o NASF realiza atividades são atividades físicas e práticas corporais, reabilitação, alimentação saudável, saúde mental, saúde da criança e do adolescente, saúde do idoso, saúde da mulher, saúde do homem, gravidez na adolescência, tabagismo. A Atividade Física para idosos por muito tempo era indicada na maior parte por médicos, se não os mesmos só iniciavam por recomendação médica e atualmente o cenário está modificando, pois, as informações estão mais acessíveis e de maneira multidisciplinar. O Trabalho foi realizado através do Programa NASF que é o grupo de Idoso Felicidade de Viver, onde existem 50 inscritos e 39 participantes. As aulas proporcionam de um modo geral a população um incentivo a prática de exercícios físicos para deixar o sedentarismo, aumentando o relacionamento e afetividade entre eles dando mais motivação durante as aulas. Perante as atividades desenvolvidas e com os trabalhos sendo realizados na comunidade, observamos a grande importância do exercício físico para os idosos e para população, na qual trazem benefícios físicos, mentais e emocionais, pois podemos colaborar enquanto equipe em atividades de promoção e prevenção da saúde trazendo para eles uma melhor conscientização para uma vida saudável.
Descrição: SANTOS, A. D. B. O profissional de Educação Física no NASF: Um relato de experiência. 2018. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18557
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allan Derkian Borges Santos.pdfPDF - Allan Derkian Borges Santos7.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.