Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18558
Título: Composição corporal de mulheres encarceradas
Autor(es): Beserra, Jéssica de Alcântara
Palavras-chave: Composição corporal
Atividade física
Mulheres encarceradas
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: Este estudo teve como objetivo discutir a composição corporal de mulheres encarceradas da penitenciária feminina do Serrotão/Campus Avançado Dom José Maria Pires – UEPB, o mesmo trata-se de um recorte da pesquisa desenvolvida no PIBIC cota 2016/2017, UEPB/CNPq, intitulada “Discutindo a atividade física e a composição corporal de mulheres encarceradas”. Para a avaliação antropométrica foram adotados: o cálculo de IMC, classificação da OMS para adultos, que consiste na relação existente entre o peso do indivíduo (Kg) e o quadrado da altura (m^2 ). Para o cálculo do percentual de gordura foi, inicialmente, determinada a Densidade Corporal (Dc) dos indivíduos, utilizando-se as fórmulas de regressão generalizadas, específicas para adultos (Pollock e Wilmore, 1993), levando-se em consideração o somatório das 7 dobras cutâneas, bem como o sexo, a fórmula de Siri (COSTA, 2001), através da Densidade Corporal (Dc). Utilizou-se ainda a RCQ. Participaram da pesquisa 18 mulheres adultas do Campus Avançado da UEPB. Conclui-se que este estudo teve como intuito a contribuição da atividade fisica para essas mulheres proporcionando melhor qualidade de vida, o mesmo busca concientizar a população estudada e a sociedade dos riscos acometidos diante dos dados e resultados obtidos tendo assim uma reeducação quanto a saúde das mesmas fazendo apontamentos do que pode ser feito para reverter esse quadro diante das dificuldades e complexidades do ambiente de reclusão em que essas mulheres vivem.
Descrição: BESERRA, J. de A. Composição corporal de mulheres encarceradas. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18558
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica de Alcântara Beserra.pdfPDF - Jéssica de Alcântara Beserra8.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.