Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18559
Título: Relato de experiência da implantação do Programa de Preparação para Aposentadoria da Gerência Executiva do INSS em Campina Grande
Autor(es): Oliveira, Thayslan da Costa Campos de
Palavras-chave: Envelhecimento ativo
Programa de preparação
Aposentadoria
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de experiência da implantação do “INSSubstituíveis – Planejando para viver melhor” - o Programa de Preparação para Aposentadoria da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social em Campina Grande, Paraíba. Tem por objetivo descrever de forma detalhada a concepção e realização, no âmbito do estágio em Psicologia do Trabalho e Organizacional, de um curso que constituiu o marco inicial desse programa em agosto de 2017. Dividido em quatro partes, o relato resume-se em: 1) Levantamento teórico acerca dos temas que envolvem os programas de preparação para aposentadoria; 2) Passos metodológicos para o desenvolvimento do curso, que vão desde a elaboração de um projeto educacional até o processo de inscrições, perpassando pela escolha dos conteúdos e dos educadores; 3) Detalhamento da realização do curso, com duração de quatro dias e abordou os temas de: educação financeira; legislação previdenciária; saúde na aposentadoria; atividade física; educação continuada; voluntariado; família e projeto de vida; 4) Considerações finais onde é feita uma avaliação dos resultados do curso. Com base nos relatos deste trabalho, conclui-se que o Programa foi exitoso na sua execução, representando uma nova fase da organização onde a educação para a aposentadoria passa a ser elemento central das ações de promoção de saúde e qualidade de vida no INSS.
Descrição: OLIVEIRA, T. da C. C. de. Relato de experiência da implantação do Programa de Preparação para Aposentadoria da Gerência Executiva do INSS em Campina Grande. 2018. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18559
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayslan da Costa Campos de Oliveira.pdfPDF - Thayslan da Costa Campos de Oliveira120.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.