Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18561
Título: Perfil epidemiológico do câncer de próstata numa Unacon/PB
Autor(es): Silva, Jackson Araújo
Palavras-chave: Fatores de risco
Câncer de próstata
Epidemiologia
Data do documento: 21-Nov-2018
Resumo: No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. O presente estudo do tipo levantamento epidemiológico, descritivo, com abordagem quantitativa objetivou identificar as características epidemiológicas, demográficas e clínicas de indivíduos diagnosticados com câncer de próstata, com distribuição topográfica nos CID-O C61, em uma Unidade de Oncologia de Alta Complexidade (UNACON) no estado da Paraíba. A amostra é composta por 446 pacientes diagnosticados com câncer de próstata. O perfil epidemiológico e demográfico demostrou predomínio da faixa etária de 70-89 anos (51,35%), com etnia parda (79,94%), escolaridade com ensino fundamental (59,68%), etilistas (63,03%), tabagistas (66,40%), histórico familiar (55,13%), procedentes de outros municípios paraibanos (58,52%). Do ponto de vista clínico e terapêutico, prevalece o adenocarcinoma acinar de próstata (99,55%) tratado com hormonioterapia combinada e/ou isolada (56,85%), apresentando sobrevida elevada (94,62%). O perfil epidemiológico é caracterizado por um indivíduo idoso, de cor parda, baixa escolaridade, etilista e tabagista, diagnosticado com adenocarcinoma acinar, tratado com hormonioterapia isolada e/ou combinada e sobrevida elevada. Esse achado possibilita uma reflexão a respeito da importância do diagnóstico precoce para favorecer o prognóstico e a sobrevida dos pacientes.
Descrição: SILVA, J. A. Perfil epidemiológico do câncer de próstata numa Unacon/PB. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18561
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jackson Araújo Silva.pdfPDF - Jackson Araújo Silva9.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.