Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18576
Título: Influência da informação proprioceptiva no equilíbrio de idosos
Autor(es): Caporicci, Sarah
Palavras-chave: Equilíbrio postural
Propriocepção
Quedas
Envelhecimento
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a influência da informação proprioceptiva no equilíbrio de idosos e examinar a relação entre a sensibilidade para detectar movimento passivo da articulação do tornozelo e o desempenho do sistema de controle postural desses indivíduos. Dez idosos (66,4 ± 4,9 anos) e 10 adultos jovens (23,9 ± 2,9 anos) permaneceram sobre uma plataforma de força na posição semi-tandem durante 30 s nas seguintes condições: sem visão e sem toque (SVST), sem visão e com toque suave (SVTS), com visão e sem toque (CVST) e com visão e com toque suave (CVTS). Na condição sem visão, os participantes permaneceram com os olhos fechados, e na condição com visão, eles olharam para um alvo posicionado à 1 m de distância na altura dos olhos. Na condição sem toque, os participantes foram solicitados a manter os braços relaxados ao lado do corpo, e na condição de toque suave, eles tocaram com o dedo indicador da mão direita uma barra de toque posicionada lateralmente, sendo a força limitada a 1N. A variável analisada foi: Amplitude Média de Oscilação (AMO), e a sensibilidade para detectar o movimento passivo da articulação do tornozelo foi avaliada por meio do deslocamento entre a posição inicial e a posição em que o movimento foi interrompido pelo participante para os movimentos de dorsiflexão e flexão plantar. Os resultados indicaram que idosos oscilaram mais que adultos. A AMO foi maior sem visão do que com visão e sem toque do que com toque suave. Porém, todos participantes apresentaram resultados similares entre as condições SVTS e CVST. Finalmente, os idosos apresentaram maior deslocamento da articulação do tornozelo em comparação aos adultos jovens. Esses achados indicam que déficits sensoriais periféricos contribuem para um pior desempenho do sistema de controle postural dos idosos, aumentando a chance de quedas desta população.
Descrição: CAPORICCI, S. Influência da informação proprioceptiva no equilíbrio de idosos. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18576
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sarah Caporicci.pdfPDF - Sarah Caporicci9.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.