Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18586
Título: Análise do conhecimento prévio em Química Orgânica dos alunos iniciantes no curso de Química de uma universidade pública da Paraíba
Autor(es): Silva, Márcia Renata Soares da
Palavras-chave: Ensino Médio
Química Orgânica
Conhecimento prévio
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: A Química Orgânica como uma das principais áreas de conhecimento do nível médio, mais precisamente da terceira série do ensino médio, tem em seu aprendizado estudos específicos sobre conteúdos básicos e necessários para o cotidiano. Este trabalho foi realizado a partir da análise do conhecimento prévio de um grupo de alunos iniciantes do curso de Química de uma Universidade pública da Paraíba, com o intuito de mensurar o nível de aprendizado nos conteúdos de Química Orgânica adquiridos no ensino médio pelos alunos que estão iniciando o curso de Química. Tem por objetivo apontar onde estão as prováveis dificuldades, que não permitem que haja uma melhor aprendizagem e aperfeiçoamento do senso crítico do aluno na área da Química Orgânica. A metodologia deste trabalho se deu por meio de uma aplicação de uma pesquisa qualitativa, para análise das informações sociais dos alunos e para avaliar o conhecimento dos mesmos em relação aos conteúdos de Química Orgânica. Essas pesquisas foram aplicadas para um grupo de 65 estudantes iniciantes do curso de Química. Por fim, os resultados obtidos, apontaram que a maioria dos alunos terminou o ensino médio em escola pública e disseram ter dificuldade em estudar Química Orgânica no ensino médio. Bem como, demonstraram que o nível de conhecimento e compreensão dos conteúdos de Química Orgânica desse grupo de alunos é baixo e, este fato pode estar relacionado com o grande percentual de alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas.
Descrição: SILVA, M. R. S. da. Análise do conhecimento prévio em Química Orgânica dos alunos iniciantes no curso de Química de uma universidade pública da Paraíba. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18586
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Renata Soares da Silva.pdfPDF - Márcia Renata Soares da Silva7.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.