Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18589
Título: Análise das habilidades motoras de uma pessoa com paralisia cerebral: Um estudo de caso
Autor(es): Rêgo, Ana Carolina Costa Duarte do
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Habilidade motora
Psicomotricidade
Data do documento: 11-Dez-2018
Resumo: A Paralisia cerebral é uma deficiência caracterizada por uma lesão de alguma parte do encéfalo que comprometem o movimento. Neste estudo tivemos como objetivo analisar as habilidades motoras de uma pessoa com paralisia cerebral, especificamente as seguintes habilidades: Coordenação motora, agilidade, equilíbrio e noção tempo-espaço. O público alvo da pesquisa foi composto por uma mulher de 32 anos com paralisia cerebral. Foram utilizados testes adaptados de protocolos de avaliação motora, como Gallahue e teste de KTK, Rosa Neto e Silene Okuma, foram esses: Sentar e levantar, habilidade manual, teste do quadrado, teste de equilíbrio, teste do lançar. Realizados pré e pós aproximadamente 16 intervenções planejadas. No teste do sentar e levantar houve 00:21min de diferença entre o teste inicial e final. No da habilidade manual, em média 00:12min a menos. O teste do quadrado, obteve uma diferença de até 00:15 min. No do equilíbrio não houve diferença considerável. E no teste do lançar a pontuação aumentou. É fato que o profissional de educação física é fundamental, imprescindível nas instituições de ensino especial, principalmente quando presente nas fases iniciais do desenvolvimento, na infância, e acompanhando as fases posteriores buscando fornecer aos seus alunos práticas que possam vir a contribuir no desempenho motor desses.
Descrição: RÊGO, A. C. C. D. do. Análise das habilidades motoras de uma pessoa com paralisia cerebral: Um estudo de caso. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18589
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina Costa Duarte do Rêgo.pdfPDF - Ana Carolina Costa Duarte do Rêgo9.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.