Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18592
Título: Avaliação do grau de conhecimento de gestantes e mães de recém-nascidos sobre a importância da odontologia para bebês
Autor(es): Silva, Kamilla Nathália Belmiro
Palavras-chave: Saúde Bucal
Odontologia
Avaliação e resultados
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Objetivo: Avaliar o grau de conhecimento de gestantes e mães de recém-nascidos sobre a importância da odontologia para bebês. Metodologia: A amostra foi composta por 48 mulheres, sendo 44 gestantes e 4 mães de recém-nascidos residentes na cidade de Araruna-PB, as quais foram atendidas em duas unidades de saúde da Estratégia de saúde da família (ESF). As participantes foram avaliadas por meio da aplicação de um formulário contendo questões objetivas e subjetivas com informações referentes à idade da mãe e do neonato, nível de escolaridade materna, pré-natal médico e alterações gestacionais, aleitamento materno, cuidados odontológicos durante a gestação, orientações e práticas de higiene bucal, percepção sobre a época ideal para a primeira consulta odontológica do bebê, bem como a necessidade auto referida de receber mais informações sobre os cuidados de saúde bucal direcionados ao bebê. Os dados foram apresentados por meio de estatística descritiva com valores absolutos e percentuais. Resultados: A idade média entre as mulheres participantes foi de 25,7 anos e a maioria possuía ensino médio completo (29,1%). Para a amostra total, 26 (54,2%) afirmaram ter recebido esclarecimentos sobre a importância do aleitamento materno. Menos da metade das entrevistadas (39,6%) afirmou ter se submetido a alguma intervenção ou acompanhamento odontológico durante a gestação, muito embora 45 (93,7%) tenham afirmado que o atendimento odontológico durante o pré-natal é bom para a sua saúde e do seu bebê. Quando indagadas sobre orientações previamente recebidas sobre os cuidados com a higiene bucal do bebê, apenas 9 (18,7%) afirmaram tê-las recebido e 35 (72,9%) alegaram a necessidade em saber mais informações sobre os cuidados odontológicos direcionados ao bebê. Conclusão: As gestantes e mães de recém-nascidos entrevistadas atribuíram, em geral, pouca importância à odontologia para bebês, muito embora, muitas delas declararam interesse em ampliar os seus conhecimentos e saber mais informações sobre os cuidados que se deve ter em relação à saúde bucal do bebê.
Descrição: SILVA, Kamilla Nathália Belmiro. Avaliação do grau de conhecimento de gestantes e mães de recém-nascidos sobre a importância da odontologia para bebês. 2017. 40 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18592
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Kamilla Nathália Belmiro silva.pdf7.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.