Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18596
Título: Perfil dos pacientes reabilitados com próteses convencionais removíveis da UEPB campus VIII - Araruna
Autor(es): Oliveira, Nathália Rodrigues de
Palavras-chave: Prótese Dentária
Epidemiologia
Perfil dos Pacientes
Data do documento: 27-Nov-2017
Resumo: Objetivo: Este estudo avaliou o perfil dos pacientes reabilitados com próteses convencionais removíveis no Campus VIII da UEPB - Araruna. Métodos: Foram coletados dos prontuários dos pacientes dados socioeconômicos, informações de saúde bucal geral e protéticos. O estudo foi de caráter transversal descritivo. Foram analisados os prontuários de 89 pacientes, e incluídos 81 (8 prontuários foram excluídos por preenchimento inconsistente). Coletaram-se dados como sexo, escolaridade, profissão, tipo de prótese usada, tempo de uso, profissional que realizou a confecção da prótese e os cuidados com a mesma. Resultados: a maioria dos pacientes é do sexo feminino (72,8%); quanto às características sociais da população estudada constatamos que a maioria são agricultores (48,1%), cuja escolaridade predominante é do ensino fundamental incompleto (49,4%). Já quanto às características de saúde bucal, 84% dos pacientes utilizavam alguma prótese removível no momento do exame inicial há mais de 5 anos, sendo que a maioria, 51,9% (n= 42), usavam próteses que não foram confeccionadas por dentista. Quando se avaliou as arcadas de forma isolada constatou-se que 50,6% (n= 41) dos pacientes não utilizavam próteses inferiores até a chegada à clínica escola. Conclusão: Maioria dos pacientes apresentava baixo nível de escolaridade. A maioria dos pacientes que já eram usuários de próteses usavam próteses superiores e tiveram as mesmas confeccionadas por profissionais que não eram dentistas. A maior parte dos pacientes não usavam próteses nos arcos inferiores, o que é compatível com a maior dificuldade de adaptação do arco, unida à menor necessidade estética.
Descrição: OLIVEIRA, Nathália Rodrigues de. Perfil dos pacientes reabilitados com próteses convencionais removíveis da UEPB campus VIII – Araruna. 2017. 43 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18596
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Nathália Rodrigues de Oliveira.pdf4.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.