Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18601
Título: Índice de massa corpórea e performance mastigatória em crianças com dentadura mista
Autor(es): Silva, Viviane Gonçalves
Palavras-chave: Obesidade
Mastigação
Cárie Dentária
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre o índice de massa corporal e a eficiência mastigatória de crianças na fase de dentadura mista do município de Araruna/PB. Foi realizado um estudo transversal em uma amostra composta por 121 crianças com idade entre 6 e 10 anos matriculadas no ensino fundamental em escolas públicas do município de Araruna, PB. A coleta dos dados foi realizada por pesquisadores calibrados (kappa > 0,8) que verificaram o IMC (índice de massa corporal), o hábito de mastigação, o Índice de má oclusão e odontograma simplificado. Para avaliação da performance mastigatória, foram utilizados 3g em 5 blocos do alimento artificial Optocal, que após 20 golpes mastigatórios, foi coletado e peneirado em 6 tamises com agitação. O resíduo retido em cada tamise foi quantificado segundo a equação de Rosen Ramler, obtendo o tamanho médio de partícula (x50). Os dados foram tabulados no Programa SPSS, versão 18.0, com análise inferencial com teste qui-quadrado dos dados categóricos, e seguido da análise da normalidade verificada por Kolmogorov Smirnov, foram aplicados os teste T e ANOVA, com confiança de 95%. Os resultados demonstraram que 74,8% das crianças apresentaram o IMC normal, e comparando as características oclusais, faciais e mastigatórias, verificou-se associação de crianças com IMC de sobrepeso e obesidade tem maior tendência ao perfil reto (p=0,032). Quanto a mastigação, ambos os grupos apresentaram hábitos similares de mastigação e boa eficiência mastigatória com valor médio de X50=3,7. Conclui-se que o IMC na fase de 6 a 10 anos não influencia diretamente nos hábitos de mastigação e eficiência mastigatória.
Descrição: SILVA, Viviane Gonçalves. Índice de massa corpórea e performance mastigatória em crianças com dentadura mista. 2017. 50p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18601
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Viviane Gonçalves Silva.pdf7.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.