Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18624
Título: Plantas medicinais para o controle da pinta-preta (alternaria solani) em tomateiro orgânico
Autor(es): Silva, Alison Batista da
Palavras-chave: Controle alternativo
Anacardium occidentale
Agricultura
Psidium guajava
Data do documento: 13-Out-2016
Resumo: O tomateiro é amplamente cultivado em todo o mundo. No entanto, inúmeras doenças dificultam a sua produção. Dentre as doenças que afetam a cultura, a pinta-preta é uma das principais. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de extratos vegetais de melão-de-São-Caetano, goiabeira, manjericão e castanha-de-caju na inibição micelial de Alternaria solani e o efeito de extratos vegetais no manejo da doença no campo. Para tanto, avaliou-se o crescimento micelial de A. solani em meio de cultura acrescido dos extratos vegetais, separadamente, em dois experimentos, sendo o experimento (i) na concentração de 2,5% (v/v) e o experimento (ii) nas concentrações de 0%, 2,5%, 5% e 10% (v/v). No campo, os extratos mais promissores foram pulverizados (duas aplicações), em duas concentrações (2,5% e 5%) nas plantas de tomate. Inibição do crescimento do patógeno foi verificada para todos os extratos a 2,5%, sendo que maior inibição foi verificada para castanha-de-caju, seguido por melão-de-São-Caetano, goiabeira e manjericão, respectivamente. O aumento da concentração dos extratos proporcionou maior inibição do patógeno em meio acrescido dos extratos vegetais nas concentrações de 2,5%, 5% e 10%. A aplicação de extrato de folhas de goiabeira e castanha-de-caju, nas concentrações de 2,5 e 5%, não controlou a doença em plantas de tomate no campo. Conclui-se que estudos devem ser feitos quanto à aplicação de extratos vegetais de folhas de goiabeira e castanha-de-caju para o controle da pinta-preta do tomateiro, sendo essas potenciais ferramentas para o manejo da doença, pois são fungitóxicos ao patógeno causador da doença
Descrição: SILVA, A. B. da. Plantas medicinais para o controle da pinta-preta (alternaria solani) em tomateiro orgânico. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18624
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alison Batista da Silva_protected.pdfPDF - Alison Batista da Silva. pdf705.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.