Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18629
Título: Utilização do feno de feijão Guandu na alimentação de frango Caipira
Autor(es): Gonçalves, Samuel Brilhante
Palavras-chave: Aves caipiras
Proteína
Ração
Consumo
Ganho de peso
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: O feijão guandu (Cajanus cajan (L.) Millsp.) situa-se entre as mais importantes culturas de leguminosas, capaz de produzir colheitas elevadas de folhas e sementes ricas em proteína para alimentação animal, sendo possível utilizada como feno, e humana, tem relevante papel na recuperação de solos degradados e “FBN”, resistente a seca e raiz pivotante, adapta-se muito bem a região Semiárida e pode se desenvolver-se em solos de baixa fertilidade. As galinhas chegaram ao Brasil através dos navios negreiros e hoje ocupa papel na economia da família rural devido ao fácil manejo na criação. A alimentação das aves é composta basicamente de grãos de cereais, o que pode onerar os custos de produção. O aumento na demanda por fontes de proteína e seu alto custo tem estimulado pesquisas que buscam novas alternativas para substituir as tradicionais fontes proteicas, principalmente à do farelo de soja e do milho. A pesquisa foi desenvolvida no Setor de Avicultura pertencente ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Campus II, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Lagoa Seca, PB, Brasil. Foram utilizados 82 frangos de corte da linhagem Caipira Pesadão com idade inicial de 29 dias, distribuídos em cinco tratamentos e quatro repetições, em um delineamento inteiramente casualizado. A estatística foi feita no programa SISVAR 5.4 a 5% de probabilidade. Os tratamentos consistiam de cinco rações com níveis de 0, 5, 10, 15 e 20% de feno de feijão guandu (FFG), respectivamente. Foram avaliados o ganho de peso, o consumo de ração, conversão alimentar e o custo das rações testadas. O objetivo foi avaliar os efeitos da inclusão do feno da parte aérea do feijão guandu na alimentação de frangos caipiras criados em sistema intensivo. O feno do feijão guandu nos níveis crescentes de 5, 10 15 e 20% nas rações das aves caipiras, não influenciaram no consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar das aves. O tratamento com 5% de feno de feijão guandu resultou em menor custo, e uma viabilidade econômica satisfatória
Descrição: GONÇALVES, S. B. Utilização do feno de feijão Guandu na alimentação de frango caipira. 2017. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18629
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Samuel Brilhante Gonçalves_protected.pdfPDF - Samuel Brilhante Gonçalves. pdf235.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.