Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18652
Título: Avaliação dos principais erros ocorridos em pequenas obras de alvenaria estrutural: estudo de caso
Autor(es): Araújo, Jonathan Edson da Costa
Palavras-chave: Alvenaria estrutural
Erros executivos
Manifestações patológicas
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: A alvenaria estrutural é um sistema construtivo bastante antigo, em que as paredes de alvenaria substituem o uso dos pilares e vigas tradicionais, passando a ter elas a função estrutural além da função de vedação. É um tipo estrutural que vem crescendo no mercado Brasileiro, principalmente na construção de habitação popular. Porém, apesar desse crescimento, não se tem uma demanda de profissionais capacitados para execução desse tipo de estrutura, evidenciadas pelos erros construtivos observados na construção desse tipo de edificação. Este trabalho tem como objetivo apontar detalhadamente os principais erros encontrados na fase de execução em pequenas obras de alvenaria estrutural. Será analisado se a execução segue o projeto através de inspeção visual e mapeamento da execução da alvenaria estrutural em cada etapa, para o levantamento dos possíveis erros na construção de um condomínio de habitação multifamiliar. Os principais erros encontrados no levantamento foram a falta de modulação das paredes, os rasgos na alvenaria, o armazenamento indevido dos materiais e o preenchimento inadequado das juntas horizontais e verticais, sendo este último o mais comum. Todos esses erros podem vir a causar problemas tanto no aparecimento de manifestações patológicas quanto na segurança estrutural da obra. Podendo ainda vir causar danos irreparáveis a estrutura, afetando diretamente o usuário. Uma medida importante que pode ser tomada para amenizar a maioria desses erros é a utilização de ferramentas adequadas e padronizadas e o emprego de mão-de-obra qualificada e preparada para esse tipo específico de sistema construtivo.
Descrição: ARAÚJO, Jonathan Edson da Costa. Avaliação dos principais erros ocorridos em pequenas obras de alvenaria estrutural: estudo de caso. 2017. 58f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18652
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Jonathan Edson da Costa Araújo.pdf10.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.