Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18662
Título: Disposição ambientalmente inadequada de resíduos da construção civil na zona urbana de Patos-PB: Diagnóstico e plano de ação
Autor(es): Amorim, Matheus de Araújo
Palavras-chave: Resíduos Sólidos
Construção Civil
Impacto Ambiental
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: O setor da construção civil é responsável pelo consumo de grande parte dos recursos naturais do planeta, sendo ainda considerada, uma das maiores fontes geradoras de resíduos. Nesse contexto, tem-se que os Resíduos da Construção Civil (RCC) são compostos por restos de materiais provenientes da construção civil, reforma ou demolição, tais como concretos, tijolos, madeiras, cerâmicas ou tintas. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é realizar um levantamento, acerca dos locais que mais se concentram disposições inadequadas de RCC no município de Patos – PB, estabelecendo uma caracterização das áreas degradadas e dos possíveis impactos ao qual estas estão sujeitas, tendo em vista, a elaboração de uma proposta para recuperação das áreas, propondo mecanismos para remoção dos resíduos para locais ambientalmente adequados. Para realizar as estimativas de custo da proposta, foram feitas visita in loco para coleta de dados e pesquisas bibliográficas a respeito do assunto, para assim sugerir uma proposta economicamente viável de acordo com as condições técnicas e econômicas do município. A proposta se apresentou viável, no entanto, com a condição que o município se responsabilize em atender as legislações vigentes e com a implantação de um aterro sanitário na cidade, já que o mesmo não possui. Por fim, essas ações devem ser completadas com medidas simples para reduzir as ocorrências de disposição inadequada, conscientizando a população sobre os impactos que estes podem ocasionar.
Descrição: AMORIM, Matheus de Araújo. Disposição ambientalmente inadequada de resíduos da construção civil na zona urbana de Patos-PB: Diagnóstico e plano de ação. 2017. 49f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18662
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Matheus de Araújo Amorim.pdf12.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.