Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18671
Título: Uso do índice de qualidade de aterro de resíduos para avaliação da adequabilidade de sistema de disposição final no município de Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, João Carlos Ribeiro
Palavras-chave: Resíduos Sólidos
Aterro Sanitário
Engenharia Sanitária
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: A quantidade de resíduos sólidos urbanos produzidos em todo o mundo é bastante significativa e se não forem dispostos de forma correta esses resíduos podem vir a causar problemas ambientais e de saúde pública gravíssimos. A forma mais adequada de dispor esses resíduos é destiná-los para aterros sanitários. Portanto, torna-se necessário avaliar a qualidade do local para onde os resíduos estão sendo destinados, essa avaliação é feita através do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR), que se subdivide em três macroconjuntos e que analisa vários parâmetros de ordem sanitária, ambiental e operacional. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade do aterro sanitário localizado no município de Campina Grande – PB, utilizando a metodologia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). O resultado foi bastante positivo, o valor do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) foi de 9,61, assim foi possível classificar o aterro com condições adequadas de funcionamento.
Descrição: SILVA, João Carlos Ribeiro. Uso do índice de qualidade de aterro de resíduos para avaliação da adequabilidade de sistema de disposição final no município de Campina Grande – PB. 2018. 44f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18671
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- João Carlos Ribeiro Silva.pdf10.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.