Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18680
Título: Avaliação da percepção dos trabalhadores quanto à segurança do trabalho em obras na microrregião do curimataú oriental paraibano
Autor(es): Marques, Samuel Nunes
Palavras-chave: Segurança do Trabalho
Canteiro de Obra
Normas Regulamentadoras
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: A Saúde e Segurança do Trabalho é muito importante na Indústria da Construção Civil, pois este é um setor em constante crescimento e que possui elevadas taxas de acidentes do trabalho no país. Mesmo com os avanços significativos na área de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil, o índice de despreparo dos trabalhadores com relação à segurança no canteiro de obra ainda é alto, como também de empresas que não prezam pela saúde e segurança dos trabalhadores. A dificuldade por uma boa gestão de Saúde e Segurança do Trabalho no canteiro de obra aumenta em obras de cidades interioranas, por motivos de redução de gastos na obra e não qualificação dos trabalhadores. Em muitos casos, isso pode aumentar o orçamento final da obra. O objetivo do trabalho foi avaliar, qualiquantitativamente, a percepção dos trabalhadores em obras da construção civil na microrregião do Curimataú Oriental paraibano com relação à Segurança do Trabalho. Para sua execução, foram realizadas visitas aos canteiros de obra em para seleção das obras a serem estudadas, resultando num estudo de caso realizado em dez obras. Em seguida, foi realizada a inspeção no local e o registro do ambiente de trabalho através de conversas com os empregados e empregadores para conhecer a realidade das condições de trabalho, onde foi aplicado um questionário aos trabalhadores. O questionário foi aplicado à 52 trabalhadores nos canteiros de obras, abordando questões relacionadas à acidentes de trabalho e ao perfil dos profissionais. Como resultado do estudo, constatou-se que todos os profissionais da construção civil desta região são do sexo masculino e que a maioria possui baixa escolaridade. Além disso, os resultados promoveram um melhor conhecimento das necessidades das empresas e trabalhadores quanto à Saúde e Segurança. Foi possível possibilitar que os trabalhadores obtivessem informações sobre a utilização dos equipamentos de proteção. O estudo de caso deixou claro que as condições nos canteiros de obras visitadas apresentaram resultados insatisfatórios em relação aos quesitos de Segurança do Trabalho, trazendo consequências negativas para os trabalhadores.
Descrição: MARQUES, Samuel Nunes. Avaliação da percepção dos trabalhadores quanto à segurança do trabalho em obras na microrregião do curimataú oriental paraibano. 2018. 56f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18680
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Samuel Nunes Marques.pdf15.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.