Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18687
Título: Análise da condição da água de poços da cidade de Araruna-PB, utilizada como água de amassamento na produção de concreto e argamassa
Autor(es): Souza, Jonatã Gomes de
Palavras-chave: Água
Concreto
Argamassa
Data do documento: 11-Dez-2018
Resumo: A qualidade de concretos e argamassas está diretamente ligada à qualidade de seus materiais componentes, dentre eles, a água de amassamento. A água destinada à produção desses materiais não deve conter substâncias que possam vir a prejudicar as reações de hidratação do cimento, já que isto possibilita o surgimento de patologias que afetam diretamente na serventia, durabilidade e segurança das estruturas. Por este motivo, o trabalho teve como objetivo realizar a análise da condição da água de poços da cidade de Araruna-PB, a fim de identificá-la, de acordo com as especificações da ABNT NBR 15900/2009, como adequada ou não à produção de concretos e argamassas. O estudo recorreu aos procedimentos de campo, laboratoriais e bibliográficos, através da coleta, análise e interpretação de dados sobre amostras de água de amassamento de três poços da cidade de Araruna-PB, como metodologia. Foi realizada a análise físico-química das águas dos três poços freáticos, seguindo os procedimentos normativos prescritos na ABNT NBR 15900/2009, responsável por especificar os parâmetros necessários para a água ser considerada adequada ao preparo de concreto e argamassa. Além disso, foram produzidos corpos de prova de argamassa com traço 1:3 (cimento:areia) e relação a/c 0,48, de acordo com a ABNT NBR 7215/1996. Com o propósito de comparar os resultados para o ensaio de resistência à compressão, os corpos de prova foram produzidos utilizando-se água padrão (destilada) e água suspeita de três poços freáticos da cidade. Os ensaios físico-químicos da água dos três poços freáticos analisados mostraram que todos os parâmetros examinados estavam com valores dentro dos limites exigidos por norma, com exceção do pH dos Poços 1 e 2, que apresentaram valores de 4,0 e 4,6, respectivamente, quando o valor aceitável pela norma é de pH≥5. Para o ensaio de resistência à compressão, as argamassas produzidas com água proveniente de poços freáticos da cidade de Araruna-PB, atenderam ao estabelecido pela norma, que é obter, no mínimo, 90% da resistência média à compressão das argamassas produzidas com água destilada. Portanto, os resultados obtidos permitiram a verificação completa da viabilidade de utilização das águas dos poços freáticos da cidade de Araruna-PB na produção de concreto e argamassa, uma vez que os corpos de prova de argamassa produzidos com água de poço atenderam ao especificado pela ABNT NBR 15900/2009.
Descrição: SOUZA, Jonatã Gomes de. Análise da condição da água de poços da cidade de Araruna-PB, utilizada como água de amassamento na produção de concreto e argamassa. 2018. 31f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18687
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Jonatã Gomes de Souza.pdf7.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.