Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18694
Título: Utilização da sala de aula virtual integrada ao ensino de ortodontia em um curso de graduação em odontologia: relato de experiência de monitoria
Autor(es): Arruda, Élio Gomes de
Palavras-chave: Ortodontia
Monitoria
Sala de Aula Virtual.
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: A utilização de novos recursos pedagógicos que facilitem o processo ensino-aprendizado está cada vez mais presente no nosso cotidiano, As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) somadas à Internet proporcionam o e-learning, conteúdo educativo disponibilizado de forma online somado ao ensino presencial, permitindo a utilização de uma sala de aula virtual como mais um recurso pedagógico que propicia melhora na interação entre discentes, monitores e docentes. Enquanto monitor do componente curricular Ortodontia Pré-clínica (2017.1 e 2017.2), acompanhei a atividade desenvolvida no primeiro semestre de maneira tradicional e no segundo semestre com a implementação do software Google Sala de Aula, plataforma disponibilizada gratuitamente pelo Google. A tecnologia implementada permitiu a utilização de recursos, como a postagem e correções de atividades, de forma que o ambiente permitiu a flexibilização do tempo para a correção e ainda o Feedback individual por aluno. Foram elaborados vídeos tutorias que colaboraram com as práticas com fios ortodônticos. Permitiu ainda, a elaboração de questionários de correção automática, para que os alunos testassem seus conhecimentos previamente as avaliações. A sala de aula virtual se mostrou bastante produtiva, apresentou uma diversidade de recursos bastante úteis, trouxe vários benefícios para o prosseguimento das aulas práticas e se mostrou uma ferramenta eficaz no processo ensino-aprendizagem, podendo ser utilizada integrada ao ensino presencial tradicional. Palavras Chave: Ortodontia. Monitoria. Sala de Aula Virtual.
Descrição: ARRUDA, Élio Gomes de. Utilização da sala de aula virtual integrada ao ensino de ortodontia em um curso de graduação em odontologia: relato de experiência de monitoria. 2018. 25 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18694
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Élio Gomes de Arruda.pdf4.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.