Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18721
Título: Concepções sobre a natureza da ciência: uma análise dos pensamentos dos estudantes ingressantes e concluintes do curso de licenciatura em física
Autor(es): Costa, José André da
Palavras-chave: Concepções sobre a Natureza da Ciência
Educação Científica
Formação de Professores
Alunos de Física
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: O presente artigo descreve uma pesquisa realizada com 30 estudantes do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VIII, sendo estes pertencentes às turmas do segundo (22) e oitavo (08) período. O objetivo da pesquisa é investigar as concepções sobre a natureza da ciência dos discentes de ambas as turmas e logo após fazer um comparativo. A metodologia consistiu na aplicação de questionário semi-estruturado de caráter anônimo. Os resultados obtidos em ambas as turmas apresentaram concordância com as pesquisas realizadas na área, apontando para recorrência da visão empírico-indutivista e a teórica, no entanto, também houve a exposição de respostas que demonstraram noções mais adequadas a respeito das concepções sobre ciência. Possibilitando assim, o entendimento de que as instituições de ensino públicas, privadas e superior estão corroborando para debates epistemológicos propiciando noções menos destoantes a respeito do trabalho científico.
Descrição: COSTA José André da. Concepções sobre a natureza da ciência: uma análise dos pensamentos dos estudantes ingressantes e concluintes do curso de licenciatura em física. 2018. 39p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18721
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- José André da Costa.pdf10.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.