Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18788
Título: Projeção do conteúdo insetos em livros didáticos
Autor(es): Santos, Gesilândia Silva
Palavras-chave: Entomologia
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ciências Naturais
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Diante do conceito e da categorização errônea sobre os insetos comprovada em pesquisas, se faz necessário compreender como os livros didáticos estão abordando o assunto na construção do saber sobre os mesmos. Esse trabalho analisou como os insetos foram expostos nos livros didáticos e qual construção projetiva foi feita em alunos da educação básica. Analisaram-se os conteúdos relativos à classe Insecta, contidos em livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio em 11 escolas públicas da cidade de Campina Grande, PB. A seleção dos livros foi baseada nas obras atuais que estão sendo utilizadas pelas escolas, de acordo com o PNLD vigente. Nenhum dos livros analisados relacionou, no texto, os insetos ao cotidiano do aluno, desvinculando os insetos da sua realidade, o que pode acentuar concepções de rejeição a esses seres. A maioria dos aspectos positivos abordados está voltada para o benefício direto ao homem, e os negativos não trouxeram formas de prevenção e recuperação ambiental. Os dados revelaram uma projeção predominantemente negativa abordada pelos livros, que leva o aluno a reconhecer poucos insetos, o que dificulta a aprendizagem sobre o assunto. A falta de contextualização desvincula o aluno da aprendizagem, mantendo as projeções negativas criadas.
Descrição: SANTOS, G. S. Projeção do conteúdo insetos em livros didáticos. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18788
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gesilândia Silva Santos.pdfPDF - Gesilândia Silva Santos7.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.