Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18793
Título: Saber popular e o ensino de jovens e adultos: Um conhecimento libertador
Autor(es): Silva, Edson do Rêgo
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Educação de Jovens e Adultos
Saber popular
Aprendizagem significativa
Data do documento: 28-Jun-2018
Resumo: O Ensino de Jovens e Adultos abrange pessoas que, por motivos variados, não concluíram o ensino regular oficial. Trata-se de um segmento social considerado fora dos padrões educativos normativos, por não se enquadrarem na faixa etária das séries escolares de matrículas regulares, e, ainda, por se encontrar em um país onde a variedade de valores sócio-econômico e culturais não estimulam a busca pelo desenvolvimento biopsicossocial. Este estudo experiencial se deu na E.E.E.F José Tavares em turma do EJA, ao longo do Ano de 2017, no ensino de Ciências, quanto à aprendizagem significativa, envolvendo discentes do ciclo V referente ao 8° Ano do ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos se basearam na utilização de exemplos práticos voltados ao cotidiano, realizados em forma de debates e discussões focados nas vivências prévias dos discentes, com vistas às reflexões e análises reestruturantes de práticas aplicáveis às atividades da vida comunitária; notadamente, porque o desenvolvimento de competências sobre assuntos voltados à vivência do indivíduo é a ferramenta que a posiciona frente aos processos exploratórios, de dominação, preconceitos, e de rejeição presentes na sociedade. O objetivo deste relato de experiência é analisar a utilização do vasto conhecimento da tradição popular, adquirido por esses discentes, que pode expressar e desenvolver habilidades e aptidões que os auxiliem a serem inseridos no mercado de trabalho. Ou seja, por ser forma de lapidar bases conceituais empíricas, vistas como rústicas, ao serem consideradas relações interpessoais, no modo que interferem, efetivamente, em sua condição e dignidade humanas, bem como em sua qualidade de vida.
Descrição: SILVA, E. do R. Saber popular e o ensino de Jovens e Adultos: Um conhecimento libertador. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18793
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson do Rêgo Silva.pdfPDF - Edson do Rêgo Silva13.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.