Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18887
Título: Passivo ambiental e sua evidenciação nos relatórios de sustentabilidade do grupo JBS
Autor(es): Jales, João Irineu
Palavras-chave: Passivo ambiental
Contabilidade ambiental
Empresa sustentável
Preservação do meio ambiente
Evidenciação contábil
Data do documento: 30-Nov-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar quais as práticas de evidenciação contábil no grupo JBS acerca da existência de passivos ambientais em seus relatórios de sustentabilidade. Tendo o caráter da pesquisa um estudo descritivo. Para a realização deste estudo utilizou-se do acesso aos relatórios de sustentabilidade elaborados pelo Grupo JBS S.A, do ano de 2012 a 2016, que foram divulgados no sítio da empresa e na BM&FBOVESPA. De maneira complementar, também foram analisadas as notas explicativas da entidade para o mesmo período em análise. A JBS possui um sistema informatizado de gestão de indicadores de meio ambiente em todas as unidades da JBS, isto é importante, quando se tem o domínio dos indicadores há como ser analisado e controlado para que a entidade possa continuamente está adotando políticas ambientais, através de investimentos feitos para a redução de passivos ambientais e ser uma entidade sustentável que possa ser exemplo para outras, que se preocupa e se investe na sustentabilidade. A contabilidade ambiental tem chamado mais atenção por parte de empresas que são consideradas sustentáveis, permitindo que a sociedade tenha condições de observar o desempenho das que se utilizam dos recursos naturais. Os resultados obtidos demonstra que o grupo JBS evidencia informações acerca dos passivos ambientais através dos relatórios de sustentabilidade, o nível sustentável do grupo JBS é satisfatório, sendo considerada uma empresa que sempre investe na redução dos impactos causados ao meio ambiente. Divulgam-se socioambientais da JBS e valores investidos chamando atenção dos investidores.
Descrição: JALES, I. J. Passivo ambiental e sua evidenciação nos relatórios de sustentabilidade do grupo JBS. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18887
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Irineu Jales.pdf7.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.