Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18948
Título: Políticas de convivência com a seca: uma análise da implementação do PRONAF no Município de Catolé do Rocha-pb
Autor(es): Alves, Simone Vieira
Palavras-chave: Política Pública
PRONAF
Desenvolvimento Rural
Agricultura Familiar
Data do documento: 26-Nov-2014
Resumo: A implementação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) destaca o grande avanço das políticas públicas que estimulam à participação do Estado, em âmbito local e também nacional, no desenvolvimento da agricultura e nas intervenções na realidade rural. O artigo em questão desenvolve uma análise da implementação do PRONAF no município de Catolé do Rocha no semiárido paraibano, com a finalidade de compreender não apenas como se deu o processo de execução do programa, mas também seus benefícios e impactos socioeconômicos para a população contemplada. Quanto à metodologia utilizada, o tipo de pesquisa caracterizou-se como qualitativa descritiva, optando por um estudo de caso, sendo os dados coletados por meio de entrevista semi-estruturada aos atores locais do programa. A análise dos resultados evidencia que na localidade estudada a implementação desse programa não se deu de forma adequada, levando a um mau funcionamento do mesmo, destacando-se a concessão de crédito que não estava aliada ás ações que viabilizam a capacidade de geração de renda para os membros das unidades familiares “pronafianas”, o que acaba gerando muitos dos desafios enfrentados na realidade do programa. Apesar disto, os resultados conseguidos no município são vistos como satisfatórios para os beneficiados, já que relatam melhoria em alguns aspectos socioeconômicos da região e trouxe benefícios aos agricultores familiares no município.
Descrição: ALVES, S. V. Políticas de convivência com a seca: uma análise da implementação do PRONAF no Município de Catolé do Rocha-pb. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18948
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Vieira Alves.pdf8.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.