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dc.contributor.authorArruda, Flávia Pereira-
dc.date.accessioned2019-03-26T11:57:43Z-
dc.date.available2019-03-26T11:57:43Z-
dc.date.issued2010-12-16-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18996-
dc.descriptionARRUDA, F. P. Educação ambiental: uma prática cidadã. 2010. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo mostrar que a educação ambiental é uma importante ferramenta para a formação de uma consciência ecológica crítica, a qual se mostra indispensável para o alcance de uma permanente proteção do meio ambiente natural. A educação para o meio ambiental numa visão holística proporciona uma conectividade centrada na consciência ambiental, sendo a escola um ambiente favorável para se trabalhar conteúdos e metodologias adequadas a esse propósito. A inserção da educação ambiental nas escolas deve ser feita de forma contínua, deve ser proposta de uma forma que propicie aos alunos e professores, repensarem seu lugar no mundo, e as suas relações com o ambiente e com os outros seres vivos. Apoiado em importantes teóricos e pesquisadores nos estudos de educação ambiental, como Genebaldo Dias, Celso Marcatto, Marcos Reigota, BRASIL. Este trabalho pretende oferecer elementos para compreender a Educação Ambiental, principalmente no que tange ao ensino que vise à conscientização através de uma pratica pedagógica que busque a verdadeira cidadania. É importante destacar a necessidade da Educação Ambiental nas escolas, não só de ensino fundamental, mas também no médio e superior. Não só no sentido de haver uma cadeira específica para tal, mas entrelaçada em todas as demais disciplinas. A principal tarefa da Educação Ambiental é o desenvolvimento do Senso Crítico, pois assim estará sendo dada a chance da população em geral a dizerem não aos capitalistas empresarias que só querem lucrar, sem se preocuparem com o ambiente, com as demais culturas e com futuros problemas sociais decorrentes da falta de sustentabilidade do planeta. Visto ser o objetivo maior da EA conscientizar as pessoas sobre o drama dos problemas ambientais que clamam por soluções imediatas; desta forma é salutar prover o conhecimento abrangente a comunidade educacional, visto ser este um espaço de promoção do conhecimento e de conscientização. Para que estes se tornem agentes ativos e lutadores por seus direitos. Portanto, este trabalho monográfico através de um estudo bibliográfico levanta a importância da consciência e do senso crítico relacionado a pratica da educação ambiental tanto no contexto informal da educação como do formal.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francisco Ferreira Dantas Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleEducação ambiental: uma prática cidadãpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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