Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19026
Título: Liderança e motivação dos funcionários em empresas familiares: um estudo de caso em uma empresa familiar na cidade de Patos
Autor(es): Araújo, Aline de Brito Vieira e
Palavras-chave: Liderança
Motivação
Empresa Familiar
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o nível de satisfação e motivação que os líderes desempenham em seus funcionários no executar de suas funções em uma empresa familiar de pequeno porte localizada na cidade de Patos-PB. Sabe-se que caracterizar a empresa familiar não é uma tarefa trivial, pois, o conceito apresenta muitas variações, dependendo do enfoque dado pelos diversos autores pesquisados. A empresa familiar é uma estrutura formada pela superposição de três sistemas: o sistema familiar, o sistema propriedade e o sistema organizacional. Essa superposição cria diferentes possibilidades de participação na empresa familiar. No que se refere à metodologia empregada neste artigo, é o método bibliográfico e pesquisa de campo, por meio dos dados colhidos em uma empresa familiar de pequeno porte na cidade de Patos–PB. A amostra pesquisada foi composta por 10 pessoas que atuam na organização familiar no município de Patos – PB. Com o decorrer da presente pesquisa ficou evidente que existe sim uma satisfação de participar de uma empresa familiar, mas também existe a preocupação com a falta de preparo, e por muitas vezes as decisões serem tomadas sem o devido preparo, e sem um planejamento adequado, fica difícil para os lideres passar por cima das características do fundador, que ficam muito marcadas na empresa, após essa geração.
Descrição: ARAÚJO, A. B. V. Liderança e motivação dos funcionários em empresas familiares: um estudo de caso em uma empresa familiar na cidade de Patos. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19026
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline de Brito Vieira e Araújo.pdf5.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.