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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19027
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Andressa Gabrielle de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T13:56:22Z | - |
dc.date.available | 2019-03-26T13:56:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-28 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.19 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19027 | - |
dc.description | LIMA, A. G. A. Gestão democrática: a participação da família na escola. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Por razões históricas, a escola sempre foi vista como um local para se aprender a ler, escrever e contar. Mas hoje a escola faz mais que isso. Apesar de ser dirigida por uma equipe de pessoas, a escola sempre tem atualmente um relacionamento contínuo flexível com a comunidade. A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar, composta por: pais, responsáveis, professores, gestores, equipe pedagógica e os próprios alunos. O estudo teve como objetivo geral: analisar a importância da gestão participativa para a melhoria de ensino infantil a partir de um estudo de caso na creche Escola Municipal de Ensino Infantil Evandro Perazzo Valadares Neto - São José do Egito -PE. Para isso, teve como objetivos específicos: identificar quais as principais deficiências da educação segundo gestores e professores; entender a relação comunicativa que a creche mantém com os responsáveis dos alunos e demonstrar as dificuldades e contribuições da gestão democrática para a melhoria da educação infantil. Em relação as deficiências encontradas na educação segundo o gestor e os professores está a não participação das famílias na escola, mesmo quando são chamados por alguma razão específica. De acordo com os pais ainda falta diálogo entre a família e os professores, mesmo estes entendendo que na maioria das vezes eles poderiam melhorar ao que condiz com a educação escolar das crianças. Mesmo que gestor/professores e pais de alunos, em sua maioria, compreendam a importância de uma gestão democrática, alguns ainda não sabem sequer o que significa, necessitando assim de melhores esclarecimentos acerca deste tema na comunidade escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Geovaneto Vilar de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Gestão participativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino infantil | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática: a participação da família na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 83 - TCC |
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