Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1903
Título: O amor na Correspondência de Abelardo e Heloísa
Autor(es): Araújo, Maria Selma
Palavras-chave: Amor
Correspondência
Idade Média
Data do documento: 18-Set-2013
Resumo: No presente trabalho objetivamos refletir sobre o amor na Correspondência de Abelardo e Heloísa. Antes disso, fazemos um percurso pela História da Filosofia Antiga e Medieval, em busca de conceitos sobre o amor na concepção de alguns pensadores que refletiram acerca deste tema. Assim, no primeiro capítulo tratamos sobre o amor e a filosofia. Nele vemos a definição de amor na visão de Platão e Aristóteles; na Idade Média tomamos nota sobre o amor na concepção de Agostinho e São Bernardo de Claraval. Também, buscamos tratar sobre o amor cortês e o casamento no período Medieval. No segundo capítulo refletimos acerca da Historia Calamitatum e sobre a autenticidade da Correspondência de Abelardo e Heloísa. No terceiro e último capítulo, traçamos algumas linhas sobre Heloísa e em seguida abordaremos sobre Heloísa e o amor-paixão, Abelardo e o amor divino, mostrando os argumentos destes amantes sobre seus sentimentos. Assim, percebemos que o drama de amor de Abelardo e Heloísa foi marcado por aventuras amorosas da qual envolveu a atração, a sedução, o flagrante deste amor proibido, a separação, logo em seguida a gravidez de Heloísa, o casamento secreto, a castração de Abelardo e a entrada na vida monástica de ambos.
Descrição: Araújo, M. S. O amor na Correspondência de Abelardo e Heloísa. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1903
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Selma Araújo.pdfMaria Selma Araújo498.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.