Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreire, Géssica de Barros-
dc.date.accessioned2019-03-26T17:49:00Z-
dc.date.available2019-03-26T17:49:00Z-
dc.date.issued2012-07-04-
dc.identifier.otherCDD 658-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19032-
dc.descriptionFREIRE, G. B. Análise organizacional da empresa Mercantil Taqui em Ouricuri-PE. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.pt_BR
dc.description.abstractCom o avanço da tecnologia, o acesso e a disseminação de informações tem se tornado, cada vez mais atingível e a partir deste conhecimento adquirido, o mercado estabelece parâmetros de exigência mais elevados. Com isso, as empresas precisam munir-se de ferramentas capazes de acompanhar o progresso e as exigências dos consumidores, de tal modo a atender as suas necessidades e expectativas. Assim sendo, é essencial às organizações a adaptabilidade num mundo em constante transformação. Neste ambiente competitivo é relevante considerar o papel do administrador na gestão organizacional para avaliar e acompanhar os processos decorrentes nas atividades empresariais. Portanto, compete ao gestor desempenhar com eficiência e eficácia as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. É importante que o gestor, além de compreender os interesses da organização, tenha conhecimento também dos reais interesses de seus consumidores. Para tanto, é indispensável adaptar-se às preferências dos clientes e atender de maneira satisfatória suas necessidades. A partir de tal conhecimento, as empresas podem traçar meios para dinamizar seu poder atrativo, uma vez que os consumidores mostram-se cada vez mais exigentes. Além disso, a competitividade obriga a organização a diferenciar-se das demais, onde estas lutam em busca de sobrevivência. A empresa precisa conter todos os recursos necessários para tornar a administração eficaz, para tanto é imprescindível formar uma boa equipe, base fundamental, de modo a obter apoio em todos os setores da organização. E para formar uma boa equipe é indispensável selecionar profissionais comprometidos e especializados. É intrínseco ao empreendedor possuir a facilidade de criar soluções estratégicas de acordo com os obstáculos encontrados na gestão da organização, transformando em vantagem competitiva a escolha das estratégias. Portanto, as ações adotadas tornam-se uma importante ferramenta estratégica para a empresa. Destarte, o objetivo principal deste trabalho científico é analisar os procedimentos administrativos utilizados na gestão da empresa Mercantil Taqui, localizada na cidade de Ouricuri-PE, de tal modo a identificar os aspectos que podem intervir na gestão da mesma e elaborar estratégias de acordo com as necessidades organizacionais e posteriormente propor sugestões de melhorias, por meio da interação entre a teoria e a prática das atividades desenvolvidas na empresa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ayalla Cândido Freirept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titleAnálise organizacional da empresa Mercantil Taqui em Ouricuri-PEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Géssica de Barros Freire.pdf28.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.