Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19042
Título: Relações de poder no contexto acadêmico: um estudo na Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII - Patos - PB
Autor(es): Medeiros, Amanda da Nóbrega
Palavras-chave: Administração
Relações de poder
Bases de Poder
Data do documento: 12-Abr-2016
Resumo: O poder é um fenômeno capaz de influenciar o processo decisório nas organizações e compreende, pois, um fator cuja análise é fundamental, tendo em vista que o conhecimento deste contribui de forma bastante significativa para que se tenha um melhor entendimento sobre os aspectos pertinentes a própria análise organizacional. Neste sentido, este artigo teve como objetivo analisar como ocorrem as relações de poder no contexto acadêmico de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Para tal, foi realizado um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa, no formato de um estudo de caso, tendo como ferramentas básicas para a obtenção de dados a aplicação de questionários e realização de entrevistas. Os resultados apontaram que as bases de poder predominante nas relações entre os docentes da instituição são o poder legítimo e o poder de perícia. Além disso, foi percebido que estas relações proporcionam o bom direcionamento e realização das atividades da instituição por se configurarem como flexíveis e amistosas. A partir deste estudo é possível concluir que as relações de poder no contexto acadêmico da instituição analisada geralmente ocorrem de forma positiva, contribuindo para a continuidade da instituição, porém, em alguns momentos, deixa a desejar, principalmente, devido ao excesso de flexibilidade ou até mesmo falta de participação direta, por parte dos coordenadores nas atividades dos demais docentes que atuam no seu contexto de gestão.
Descrição: MEDEIROS, A. N. Relações de poder no contexto acadêmico: um estudo na Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII - Patos - PB. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19042
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda da Nóbrega Medeiros.pdf9.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.