Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19085
Título: Uma proposta de um sistema de apoio a decisão na distribuição de recursos municipais em relação à incidência de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
Autor(es): Fonseca, Rameson Jaco Gomes da
Palavras-chave: Gestão de recursos públicos
Aedes aegypti
Tomada de decisão
Software
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Devido à necessidade de melhorar a distribuição de recursos municipais com intuito de obter uma gestão eficiente, este trabalho se propõe a discutir um dos principais problemas relacionados à saúde pública na prevenção/controle do vetor do mosquito transmissor (Aedes aegypti) que produz perdas significativas, tanto econômicas como sociais. Sendo importante neste processo a disponibilidade de dados de fácil acesso com objetivo de auxiliar na tomada de decisões tanto pela gestão como pela população. Pensando desta forma, o objetivo deste trabalho é conceber uma proposta de modelagem inicial de um sistema de apoio à decisão na distribuição de recursos municipais em relação à incidência de focos do Aedes aegypti. Esse sistema intitulado “Foco Certo” tem como objetivo apoiar a coleta/decisão da incidência de focos pelo Aedes aegypti, visando melhorar a distribuição de recursos na cidade de Patos-PB, bem como apresentar esses dados à população que sofre com a incidência do mosquito. Os principais resultados deste trabalho foram: (1) análise bibliográfica dos conceitos relacionados à área de desenvolvimento de sistemas de apoio a tomada de decisão; (2) um estudo de caso baseado na técnica baseline (o que caracteriza que os dados obtidos neste estudo local representam a realidade de outros municípios no Brasil, em sua maioria) no processo de coleta, tomada de decisão e divulgação dos dados da incidência de focos do Aedes aegypti. A partir da análise destas experiências, foi possível perceber algumas limitações no método atual, permeando assim a necessidade de construção de um sistema integrado que facilitará o processo de tomada de decisão; e (3) a concepção do sistema de apoio à decisão que se especifica, detalhadamente, a estrutura e todo funcionamento do sistema.
Descrição: FONSECA, R. J. G. Uma proposta de um sistema de apoio a decisão na distribuição de recursos municipais em relação à incidência de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19085
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rameson Jacó Gomes da Fonseca.pdf10.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.